quinta-feira, 21 de abril de 2011

O SALMO 23 e COMENTÁRIOS

SALMO 23
O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva, por amor de seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, pois tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado  me consolam;
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos.
Derramais o perfume sobre minha cabeça e transborda a minha taça.
A vossa bondade e misericordia hão de seguir-me por todos os dias da minha vida.
E habitarei na casa do Senhor por longos dias

Comentários
Os comentários abaixo foram extraídos de sites diversos da internet
Ainda que eu andasse...
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, pois tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam Sl 23.4.
Esta é uma palavra que prova nossa fé em Deus. Este é um dos Salmos mais conhecidos da Bíblia Sagrada, o famoso Salmo 23. O quarto versículo nos revela a intensa confiança do salmista em procurar refugiar-se em Deus diante de uma grande adversidade. Há verdades preciosas expressadas neste versículo, e quero compartilhá-las com vocês, e que com certeza vos revelarão a realidade de uma jornada pautada pela fé em Deus:
Podemos caminhar por lugares tenebrosos...
O Salmista eleva seu pensamento enquanto reflete sua confiança em Deus, e diz que ainda que ele andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, pois o Senhor estaria com ele. O salmista pode entender que ainda que andemos pelo vale, ali esta o Pai do céu para nos consolar e nos ajudar. Em qualquer ocasião em circunstância, Deus sempre oferece um refúgio para seus filhos. Seja num quente e seco deserto, ou num profundo vale, ali está o Deus Todo Poderoso nos sondando. Haverá momentos na vida em que as dificuldades virão, mas a presença do Senhor seria nossa confiança! O próprio Jesus nos ensinou que no mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo...!
A certeza de que Deus estará ao nosso lado
Chama-me a atenção a certeza do salmista da presença de Deus. Ele estava imaginando uma situação adversa, complicada, mas não importava, ali estava o Senhor com ele. O ser humano regenerado pelo poder de Deus tem a confiança da presença do Todo Poderoso ao seu lado a todo instante, encorajando-nos a enfrentar a situação mais complicada e adversa. Podemos da mesma forma, ter esta convicção que o salmista teve? Podemos, pela fé, adentrarmos na presença de um Deus tão grande sendo nós tão pequenos? Sim, pois Ele nos ama e permitiu que Cristo morresse numa cruz para que o acesso e a comunhão com Ele fossem restaurados por todos que temem a Cristo e o tem como Salvador e Senhor.
O consolo de Deus, Nosso Pastor
Uma das verdades que este salmo procura transmitir é a de que Deus é como um pastor. Ele possui ovelhas no seu redil. Ele cuida com amor dessas ovelhas, e, assim como um Pastor, está sempre alerta para os perigos que este animal encontra, como o de se afastar das demais, ser roubada por um lobo, machucar uma de suas patas. Assim acontece conosco...O cuidado de Deus é pleno. O salmista identificou no bordão e no cajado o método pelo qual Deus pode consolar os seus. O cajado é uma vara que possui uma extremidade normal e a outra encurvada formando um gancho. Este instrumento garante a Ele puxar as ovelhinhas rebeldes e tirá-las de profundos abismos. É uma arma pela qual Ele pode guerrear contra aqueles que querem roubar as ovelhas de seu aprisco. E, em caso de necessidade é com este instrumento que Ele pode penalizar as ovelhinhas que não aceitam as normas do redil. Deus nos diz por meio desse salmo que nos socorre quando queremos afundar nas preocupações desta vida. Nos proteje do inimigo de nossas almas. Permite aflições para que aprendamos a depender mais dEle. Diz "não" muitas vezes porque sabe o que é melhor para nós. Os que confiam em Deus devem ser, como as ovelhas, submissas ao seu pastor. Quando confiamos no Papai do Céu, somos levados a uma intimidade e fé que nos faz vencer as duras barreiras da vida e aprendermos que, sem Ele, nada podemos fazer.
Aprendamos a confiar neste Deus Tremendo, e depositar nossas vidas diante do Seu altar. Somente Ele pode nos ajudar com tudo o que precisamos!!!

Nenhum comentário: