sábado, 31 de dezembro de 2011

AMAR A NÓS MESMOS

Sergito de Souza Cavalcanti

Um dos grandes males que nos aflige é a sensação de incapacidade e inferioridade que sentimos perante nós mesmos diante de uma dificuldade a ser superada.

Alguns de nós deixamos ser acometidos pelo famoso complexo de inferioridade.

Não vou ser capaz! Será que vai dar certo? Será que vou dar conta? Será que conseguirei?

São expressões que sempre bailam em nossos pensamentos e nos atrapalham muito.

Temos que acreditar em nossas potencialidades, nos auto-aceitarmos e nos estimarmos mais.

Jesus ditou sua lei maior recomendando-nos que o mesmo amor que temos por nós, devemos também ter por nossos semelhantes. Logo, em momento, algum Jesus condenou o amor a si mesmo. Muito pelo contrário, recomendou que o sentimento de amor que a pessoa tem por si própria, de tão bom que é, também se estenda aos outros.

Amar a nós mesmos não é egoísmo não. O perigo está em não expandirmos esse amor aos nossos semelhantes.

Temos que otimizar nossas vidas. A essência do otimismo é acreditarmos que Deus é o nosso Pai amoroso. Nada de mal nos acontecerá se formos perseverantes. Se tivermos fé inabalável e ilimitada tudo dará certo. Tudo nos será possível se tivermos fé em nossas potencialidades e se acreditarmos nas palavras de Jesus: “Tudo é possível ao homem que crê” (Mc 9:23)

Qualquer que seja o desafio que estivermos passando, não poderemos nos permitir cair nas valas do desânimo e da descrença. Não há dificuldade ou problema algum que não tenha solução, que possa ser maior que a capacidade de superação que jaz no mais profundo do nosso ser.

Somos filhos de Deus, e como tal, temos que nos aceitar. Mas nunca acomodemos com aquilo que somos. Sejamos a cada dia melhor do que fomos ontem.

Enfrentemos, todos os problemas e tribulações de nossa vida, na certeza de que Jesus, nosso divino amigo, vai à nossa frente na subida de qualquer das montanhas que tenhamos que escalar.

Nenhum comentário: