segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Osho: EUTRESSE: O ESTRESSE POSITIVO

Imagem por Darren Hester
Osho

Se você vivenciar integralmente seu estresse, alcançará, de modo automático, o estado de relaxamento; você só pode ir até esse ponto e então o corpo relaxa automaticamente.

Se você quiser relaxar no meio, criará problemas; 
o corpo não consegue relaxar no meio. É o mesmo que se um corredor nas Olimpíadas estivesse se preparando, apenas esperando pelo sinal de largada para partir e correr como o vento. Ele está pleno de estresse; essa não é a ocasião para relaxar.

Se ele tomar um tranquilizante, não terá vez na competição. Ou, se relaxar e tentar fazer uma Meditação Transcendental, perderá. Ele 
tem de usar seu estresse: o estresse está em ebulição, está reunindo energia. Ele está se tornando cada vez mais vital e pleno de potencial. Ele deve permanecer com seu estresse e usá-lo como energia, como combustível.

Hans Selye atribuiu uma nova designação a esse tipo de estresse: ele o denomina "eutresse" - como euforia. É um estresse positivo. Depois que o atleta chegar ao fim da corrida, ele entrará em sono profundo; o problema está resolvido. Agora não há problema, o estresse desaparece espontaneamente.

Portanto, tente isso também: quando houver uma situação estressante 
não perca o contato com a realidade, não a receie. Um ser humano possui muita energia e quanto mais você usá-la, mais obterá dela.


Osho, em "Meditação Para Pessoas Ocupadas: Estratégias Para Eliminar o Estresse e Tranquilizar Sua Vida"


Nenhum comentário: